Eng. Agr. Antonio Celso Sanches (Maneco)
Graduação
Engo. Agro. pela ESALQ, em 7/1973.
Estagiário da Química Analítica; bolsista FAPESP; orientador Dr. Renato Almícare Catani.
Experiências Profissionais
73 / 80 – agrônomo da Faz. Sete Lagoas onde desenvolveu trabalhos na área de Irrigação, Nutrição e Custos e Controle.
80 / 92 – diretor da Citroeste Agroindustrial S.A. onde implantou pomares de citros em área de cerrados no Centro Oeste.
92 / 09 – proprietário da MANECO SOCIEDADE CIVIL LTDA, trabalhando na área de consultoria de citros, dando assistência a grandes grupos na instalação de pomares conduzidos dentro da ótica de citricultura regenerativa, resultante da interação da orgânica com a agroquímica.
Principais Trabalhos Desenvolvidos
a - Na área de tratos culturais e conservação de solos com citros : eliminação do uso de pré emergentes; substituição do glifosato, substância que diminui a formação das fitoalexinas, que ajudam na defesa da planta, por combinações menos agressivas de dessecantes com adubos; seleção das plantas não interferentes à cultura cítrica, com as quais possam conviver, melhorando a cobertura morta, a aeração, a retenção de água e a multiplicação e conservação dos inimigos naturais, além de quebra vento.
b - Na área de irrigação: por estarmos em região tropical com períodos normais de precipitação e seca, não necessitando a cultura cítrica de fertirrigação moldada em outras regiões, trabalhamos no desenvolvimento de uma “AGUAÇÃO” pois necessitamos apenas de complemento hídrico, pequeno e anual, para atenuar e adequar o período de estresse hídrico, no pré-florada e um complemento na pós florada, em alguns anos.
c - Na área nutricional: na interação nutricional da planta cítrica com as pragas e doenças, tornando-as mais resistentes e no uso de ‘alinizações’ foliares com concentrações de adubos para atenuar e controlar a ação de algumas pragas.
Principais trabalhos publicados
a - Adubação de Pomar Cítrico de Grande Porte, 1979. Em Nutrição Mineral e Adubação de Citros, boletim Técnico 5. Editado por T. Yamada, Instituto da Potassa & Fosfato (EUA) e Intituto Internacional da Potassa.
b - Preparo e Instalação de um Pomar de Citros, 1991. Em Citricultura Brasileira, editado por O. Rodriguez, F. Viegas, J. Pompeu Jr, A.S. Amaro. 2ª. Ed. Campinas, SP, Fundação Cargill.
c - Conservação do Solo em Pomares Cítricos, 1998, Anais do Quinto Seminário Internacional de Citros- Tratos Culturais. Editado por L. C. Donadio e O. Rodriguez, Fundação Cargill
d - Manejo para Produção Sustentável de Citros, Resultados Práticos,2000. Anais do Simpósio Sobre Fisiologia, Nutrição, Adubação e Manejo para Produção Sustentável de Citros, editado por T. Yamada e S.R.S. Abdalla (CD), Piracicaba, SP, POTAFOS.
Visitas técnicas: Estados Unidos, Espanha, França, Argentina, Uruguai, Portugal, China, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.
Fundador e Integrante do GCONCI - Grupo de Consultores em Citros. Membro da Comissão Técnico-Científica do GCONCI.